EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2022

​A Empresa de Pesquisa Energética apresenta, na nova edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural do Reino Unido, país com uma longa história de importância com a indústria moderna da energia. Ao longo das últimas décadas, o Reino Unido passou por um amplo processo de transformação em seu portfólio de energia, no qual o carvão mineral perdeu a posição de destaque, sendo substituído pelo gás natural e, mais recentemente, pelas renováveis.

Na conjuntura internacional, a publicação destaca os eventos associados ao conflito na Ucrânia, além de sanções, tensões geopolíticas e a preocupação com a segurança do abastecimento energético. Na seção Brasil, o boletim comenta como o aumento global dos preços de petróleo e de seus derivados dominou a pauta de discussões no País, com a adoção de medidas voltadas às variações de preços. No mercado nacional de gás natural, diversos agentes se preparam para iniciar suas operações.

Na seção Estatísticas, é verificada uma queda nos patamares de preços internacionais de petróleo e gás natural ao longo do 2º semestre, parcialmente impactado pela desaceleração do crescimento da economia chinesa. Os estoques de petróleo e derivados dos países da OCDE subiram. Restrições na oferta mundial de gás natural e elevada demanda na Europa pressionaram os preços do combustível com registros de recordes. A produção de gás natural da Rússia caiu 25% no 3º trimestre de 2022, em relação ao nível pré-pandemia e 23% em relação ao nível pré-conflito militar com a Ucrânia. No Brasil, apesar de ter ocorrido regaseificação de algumas cargas de GNL importado, o consumo de gás natural para geração elétrica caiu drasticamente devido à recuperação da geração hidrelétrica após as secas de 2021.

Clique aqui para cohecer nova edição ou aqui para acessar todas as edições.


 


Notícias Relacionadas

EPE publica estudo sobre a formação de preço do GLP no mercado brasileiro

15/05/2024 - O estudo tem o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil e mostra a evolução da composição dos preços de GLP no mercado brasileiro. A publicação apresenta, também, uma comparação internacional da composição dos preços finais de GLP.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.